Contabilidade

Contabilidade Geral
e fiscal

- Serviços contábeis: contabilidade é um trabalho minucioso de análise das áreas fiscal, tributária e trabalhista de uma empresa, instituição ou entidade governamental ou não governamental. Portanto, é uma atividade que exige tempo para análise.
Muitas empresas contratam escritórios de contabilidade para prestar esse serviço. Em muitos casos, não há vantagem financeira em manter uma estrutura contábil interna, até mesmo porque, muitas empresas são obrigadas a realizar auditorias periódicas.
Por essas razões, em alguns casos, é vantagem às empresas contratarem um escritório de contabilidade, que passa a ser o responsável pela elaboração dos relatórios contábeis em conformidade com a legislação vigente, apuração dos impostos, apresentação da situação financeira e econômica, resoluções de problemas relativos ao quadro de funcionários, entre outras questões relativas à contabilidade empresarial.

- O mercado contábil: o mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, o contador deve traçar um diagnóstico correto da situação real do empreendimento, de forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente atingir suas metas e objetivos.
Apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras. Além disso, é fundamental que ele busque especialização e atualização profissional que pode se dar através de cursos, leitura e análise de noticiários, boletins e mapas fiscais.

- Quais são os clientes: o cliente pode ser pessoa física ou jurídica.
Para o cliente, o Contador é o profissional que resolve os problemas de ordem Contábil, Fiscal, Tributária, Recursos Humanos, Jurídica e outras áreas afins. É quem traça a saúde financeira da empresa e, ao mesmo tempo, orienta sobre o correto pagamento de tributos. Mas é pelo seu desempenho que o Contador conquista seu cliente.

- Dinâmica empresarial: O escritório de contabilidade pode ser dividido por setores. Os principais são Recursos Humanos, Fiscal, Contabilidade, Imposto de Renda, Auditoria, Previdenciário e Legislação. Para conquistar o cliente, o Contador ou Técnico Contábil deve manter contato constante com a empresa. O trânsito de documentos requer um tratamento que evite extravios e atrasos.
A relação entre escritório e clientes tem de ser regida por contrato para estabelecer de forma clara os deveres e obrigações das partes envolvidas. Existe atualmente grande concorrência no mercado, incentivada pelo processo de terceirização desses serviços. Uma boa saída para se diferenciar é a especialização, ou seja, o atendimento a um determinado segmento.

Fale com nossa equipe